Ami Lambert

Rua Adolfo Bastos, 495 - Santo André - SP

Seg. à Sex.
9:00 às 18:00

Sábados das 8:00 às 12:00

Noticia



Ami Lambert
ONCOFERTILIDADE - OPÇÕES TERAPEUTICAS

Atualmente estamos realizando diagnostico de câncer ginecológico muito precoce, e muitas destas pacientes ainda se encontram em idade fértil, vão ser tratadas da sua patologia ,sem no entanto ter definido sua prole.Deve existir um contato intimo entre o oncologista e o esterileuta na tentativa de proporcionar conduta cirúrgica adequada sem intefrir no prognostico da doença e da fertilidade.

Ao revisar artigos da literatura podemos realizar algumas sugestões relacionadas aos diferentes tipos de câncer ginecológico:

a)Nos pacientes com câncer de colo uterino em estagiosIA1 (cone) e traquelectomia radical nos estágios IA2 IB1(até 2,0cm) ,tem segurança oncologica e fertilidade aceitável.
b)Nos câncer de ovário de linha germinativa, otratamento conservador é o indicado, há segurança oncologica e fertilidade elevada
c) Nos casos de câncer de ovário boderline, tumores da granulosa e epiteliaisIA1(bem diferenciados), o tratamaento conservador é ótima opção com elevada índice de fertilidade.
d) Nos casos de tratamento hormonal com progesterona no câncer de endométrio devemos aguardar mais estudos, sem comprovação de segurança oncologica.
e)O tratamento de ressecção histeroscopica do câncer de endométrio ainda é controverso.
f) A conservação dos ovários no tratamento do câncer de endométrio(endometrioide GI)parece mstrar resultados oncologicas adequados,apesar do maior sincronismo de tumor de ovário e endométrio nestas pacientes.

Quando tivermos tumores em estádios avançados, ou quando tivermos que utilizar radioterapia ou quimioterapia, devemos lembrar o oncologista em realizar :
1)criopreservação de oocitos / espermatozóide
2)criopresrvação de embriões
3)criopresrvação de parênquima ovariano/parênquima testicular
4)posicionar o ovário na goteira parieto cólica ,marcado-a com clipe metálico(3,0cm), antes de realizar radioterapia (parâmetro do radiologista)

Dr. José Roberto Lambert



Voltar